Moeda Réis

O Brasil enquanto foi de domínio português pegou das bandas de lá a moeda também emprestada, apenas por um tempo para mostrar que poderíamos andar sozinhos e por isso criamos a nossa própria moeda. O réis foi esta moeda, a primeira a ser usada no Brasil que na verdade é o plural das unidades monetárias de Portugal e usada não apenas pelo Brasil mas por todos os outros países de domínio português pelas bandas de cá. Um exemplo são os mexicanos e os chilenos que também tiveram a moeda réis na sua historia.

Quando Portugal virou república, o réis infelizmente foi com ele. Ruim para os que já estavam acostumados, pois era uma nota bem bonita. O tamanho de uma nota de reis mais parecia um cheque de hoje em dia, grande e comprida e bem grossa, feita com um papel grosseiro, já que a impressora da época era bem peculiar e um pouco rude nas cores. Quando Portugal virou uma república, esta moeda foi substituída por uma chamada de escudo e a sua razão monetária era de um escudo para mil-réis.

 

Moeda Réis

Moeda Réis

No Brasil aconteceu o mesmo quando deixamos de ser colônia e viramos independentes. Quando viramos nosso próprio país ainda demorou um pouco para não usar as moedas réis e tivemos a criação do cruzeiro no ano de 1942, na razão monetária de um cruzeiro por mil-réis então circulantes. O réis também foi a primeira moeda a não ser feita em ouro, mas em metal menos nobre para usar a pataca, a moeda de reis mas pouco usada. O mais usado na mão das pessoas eram mesmo as notas, bem mais práticas e leves. O irônico é que como as notas eram grandes as pessoas não se incomodavam de sair nas ruas com elas no bolso, já que os bancos ainda estavam emergindo e todo mundo andava com um bolo de notas no bolso no dia de pagamento.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade