Numismática Brasileira

Você sabia que existe uma ciência especifica para o estudo das moedas, cédulas e qualquer objeto de valor monetário no mundo e na historia do homem como um todo? A este tipo de estudo chamamos de numismática. Esta é uma ciência bem antiga entre o universo de estudo e tem como finalidade única o estudo das moedas, das cédulas e medalhas com valor monetário, como troca por produtos, em um determinado país e no universo humano como um todo.

 Pouca gente sabe, mas existem moedas no mundo há bastante tempo. Os primeiros registros datam do ano de 560 AC na região da Lídia, atual país da Turquia. Desde então elas foram guardadas e são estudas por razões diversas por historiadores que estão interessados em descobrir como o homem lidava no decorrer dos anos com a moeda e como ele fazia nos primórdios para dar valor. Por trás de cada moeda antiga há uma historia que merece ser estudada dado o grau de importância das informações em vigor.

 

Numismática Brasileira

Numismática Brasileira

O estudo da numismática é bem mais especifico que dos historiadores. Esta ciência se especifica em cada nuance da cunhagem de moeda e a historia por trás de cada uma delas. O primeiro livro de numismática foi publicado na metade do século XVI falando de diversas moedas existentes até aquele ano.

No Brasil o estudo da numismática é feito por pessoas individualmente, mas também pela Sociedade Numismática Brasileira. Esta é uma entidade civil, sem fins lucrativos e que apenas junta os fãs de estudo deste tema em encontro para trocar informações e conhecimentos. A Sociedade Numismática Brasileira foi fundada no dia de 19 de janeiro de 1924, na cidade de São Paulo e até hoje sobrevive com a ajuda dos seus associados e venda de suas publicações anuais e com artigos de descobertas e estudos recentes no setor.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade