Todo mundo já ouviu falar do termo moeda forte, mas não é tão simples entender o que isso significa porque envolve um pouco de conhecimento de economia prévio. Podemos dizer que é uma moeda forte aquela que é uma moeda emitida por um país com uma base de economia global. Esta moeda precisa ser de um país considerado estável e susceptível de manter ou mesmo aumentar de valor de sua moeda correspondente a outras com previsão de isso acontecer em um futuro próximo.
O tal país de moeda forte precisa ser estável, ou seja, ter um desempenho consistente nos mercados financeiros e com isso aumentar as chances das suas empresas estando em outros países possam aceitar a sua moeda como pagamento. O maior exemplo disso é o dólar, a moeda da vez porque todo mundo negocia com os Estados Unidos por meio de sua moeda.
Infelizmente a economia é instável quando se trata de moedas fortes e uma mudança na situação econômica do país em questão pode afetar o desempenho da moeda no mercado mundial e causar até uma crise econômica e disso todo mundo já ouviu falar.
Dizemos que uma moeda é forte quando ela apresenta várias características específicas como ser usada por muitos países ao mesmo tempo e por isso tivemos a mudança da União Européia como um todo para o euro. A estabilidade política da nação emissora também é fundamental para se ou não uma determinada moeda é vista como sendo forte pelos outros países ao redor com negociação envolvida. Ela precisa ser usada também na comercialização exterior e por isso precisa tanto de relação e estabilidade, alem de ter produtos de interesse mundial. Mudanças no país de origem da tal moeda forte podem fazer com que elas fiquem menos desejável para os investidores de outros locais.