Historia da Moeda no Brasil

As moedas e os brasileiros são velhos conhecidos, pois desde que começamos a ser colonizados que temos uma moeda vigente, a portuguesa. Somos um país jovem e por isso não passamos pelo período de escambo, quando não tinham moedas ainda no mundo e as pessoas usavam a mercadoria como troca. Tivemos um curto período de comércio interno com mercadorias eram trocadas por outras, pois logo conhecemos a moeda real portuguesa, o réis. Mas tivemos o açúcar como moeda no ano de 1614, quando 15 kg de açúcar branco custava o mesmo que 1.000 réis e o mascavo tinha o valor de 640 réis.

As primeiras moedas do Brasil vinham de Portugal, entretanto, a origem real mesmo era da Espanha, pois este era um país rico em reservas metálicas, ouro e prata tirados de suas colônias ricas.

Historia da Moeda no Brasil

Historia da Moeda no Brasil

No Brasil ainda não se sabia das fontes de ouro em Serra Pelada e por isso não se fabricava moedas. De 1580 a 1640 a Espanha dominou Portugal, e por isso temos em nossa historia nesta época o uso de moeda real hispano-americanol, com o rei espanhol cunhado em nossas moedinhas de ouro e prata.

A nossa primeira moeda brasileira mesmo foram as feitas no Brasil de províncias e cada província tinha a sua. A unidade era feita pela grama do ouro, que tinha peso e equivalência nacional. Nesta época circulavam moedas com diversos tipos, origens e valores instáveis, mas todas em ouro e com peso relativamente igual. Porem, como não era fabricadas na Casa da Moeda, esta não existia, ficava inviável determinar um valor fixo de uma moeda porque elas eram de pesos relativamente diferentes e também não se pode garantir o peso real de tais moedas, se elas pesavam a mesma coisa mesmo todas elas e eram feitas totalmente de ouro, o metal nobre.

Post patrocinado pela loja hiper feminina, que tem semijoias, bolsas femininas e acessório.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade