Moedas Antigas de Portugal

Portugal é um dos países do velho mundo e por isso sua historia monetária é tão antiga quanto a da Inglaterra. O país passou por diversos reinados e por isso temos uma grande historia. Nos primórdios o país começou como todos os outros, com uso de moedas em ouro para depois ser instituído o valor monetário na unidade. Por anos a Europa não teve um valor único para ouro, prata e afins e isso dificultada bastante valorizar moedas antigas de Portugal. O modo mais eficiente era pela gramatura do ouro, sendo ele em moeda ou acessórios para o lar.

 As moedas mais antigas de Portugal hoje em dia em circulação são relacionadas com o período já de cambio instaurado e nem por isso deixam de ter valor. Claro, quanto mais antiga for a moeda mais cara ela é para venda para colecionadores ou donos de museus.

Moedas Antigas de Portugal

Moedas Antigas de Portugal

Muitas das antigas do período colonial podem ser encontradas no Brasil com colecionadores particulares, pois passamos por um período colonial bem extenso e com a vinda da Família Real ao Brasil tivemos um grande fluxo de comerciantes portugueses por aqui.

No século passado durante muitos anos as moedas antigas de Portugal eram fabricadas em prata e cupro-níquel. Estas começaram a ser fabricadas a partir do ano de 1910 e ficaram com este material até meados da década de 50. Em seguida a próxima fabricação de moedas portuguesas era feita em platina e paládio. Moedas em ouro e prata começaram a ser obsoletas por serem consideradas caras demais e sabemos que não há tanto ouro no mundo para fabricar moedas em todos os países de metal nobre. Tem ainda moedas antigas portuguesas fabricadas em platinum e as feitas em palladium, até serem usados apenas o níquel, como no Brasil, por ser mais barato que outros metais e bem mais prática de cunhagem.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade