Moedas Antigas do Paraguai

Você já ouviu falar no idioma guarani, ou tupi guarani, usado por alguns indígenas no Brasil. Mas sabia que este também é o nome de uma moeda? O guarani, de símbolo ₲, é hoje em dia a moeda oficial do Paraguai que já tem muitos anos no mercado e é bem tradicional. Como por lá andam muitos brasileiros, é bem comum o comercio local fazendo transações em real também, bem como em dólar pelos visitantes que vão a busca de produtos eletrônicos baratos para revenda no Brasil. A fronteira é cruzada de ônibus ou carro por meio da ponte chamada de Ponte da Amizade e os brasileiros costumam e muito por lá.

O guarani é uma moeda bem fraca no mercado latino americano e de tão fácil de conseguir não é de grande valor entre os colecionadores.  Um guarani é dividido em 100 centavos. E você sabia que por lá não se usa mais os centavos?

Moedas Antigas do Paraguai

Moedas Antigas do Paraguai

Como a inflação é extremamente alta, só se usam moedas normais mesmo, em notas. São super fáceis de conseguir e por isso na Internet é possível encontrar diversos sites vendendo notas antigas e novas do Paraguai por menos que R$ 20 uma grande quantidade. Fazer a troca também em banco é possível. O valor do guarani em notas é de 1 mil, 5 mil, 10 mil, 50 mil e 100 mil guaranis. As moedas já não circulam mais no país por falta de uso.

A antiga moeda do Paraguai até o ano de 1910 era o peso paraguaio. O guarani foi criado em 5 de outubro de 1943 e as As primeiras notas foram impressas em1944. As notas mais antigas tinham nome dos governantes do pais e desenhos da bandeia e o papel moeda lembrava muito o réis que circulava no Brasil no século passado.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade